domingo, 19 de abril de 2009

Padre Motard

O momento foi de festa. Tocaram os sinos das igrejas e as sirenes dos bombeiros. Centenas de pessoas celebraram, no dia 12 de Abril, domingo de Páscoa, em várias aldeias do concelho de Sintra, a Visita Pascal. O Padre Avelino Alves, pároco de Pêro Pinheiro e Montelavar, escolheu deslocar-se de mota, um meio pouco habitual, para anunciar aos fiéis que Jesus ressuscitou e que "está vivo no meio de nós". A seu lado 83 motards, transportaram a alegria da Páscoa pelo povo.
O Padre Avelino quando chegou à Paróquia, há dois anos, tinha as igrejas vazias e, sobretudo, entre a população mais velha, havia poucos fiéis baptizados, pois muitos eram comunistas. Hoje, as igrejas estão cheias, mas rejeita que isso seja um feito por si realizado. "Não sou eu, é a vontade de Cristo".
O Padre, natural de Penude, concelho de Lamego, conta que é motard desde 1971, tendo ganho o gosto pelas motas em Espanha. Pelo segundo ano consecutivo, para a organização do compasso, contou com a ajuda de dois grupos de motards, um de Anços, Montelavar, e um outro quase na sua totalidade composto por protestantes, pertencentes à Igreja Baptista de Morelena, em Pêro Pinheiro. Nesta localidade, coube ao pastor Baptista fazer a oração e a saudação pascal à chegada da coluna de motas.
Entre os participantes no compasso, a experiência é para repetir no próximo ano. Graça Silva, motard há 16 anos e residente na Ericeira, fez-se à estrada e veio festejar a Páscoa de mota em Pêro Pinheiro. "Foi um momento muito bonito", contou. Residente em Anços, Nuno Miranda disse que não hesitou quando recebeu o convite do clube Bip Bip para receber a bênção. Para a jovem Nadin Pereira, de 22 anos, moradora em Morelena, o desejo é o de que para o ano o compasso regresse de mota.
Fonte: "Correio da Manhã"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores