domingo, 3 de maio de 2009

A encruzilhada dos genes

O ADN permite recuar no tempo e espreitar os caminhos que nos trouxeram até "aqui e agora". Com o apoio da Genomed, fez-se uma viagem ao passado de várias figuras nacionais.
Nas rotas do homem, partindo do continente africano, o berço da humanidade, o homem chegou aos quatro cantos da terra. Tudo para fugir à fome, encontrar climas mais amenos ou escapar às guerras.
Ora aqui estão os resultados de duas figuras públicas nacionais que fizeram o teste de ADN:
- António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
"Na minha família paterna não há notícia de outra localização (senão a indiana)".
Ancestralidade
Via Materna: Origem no Médio Oriente, há 46 mil anos, na região da Mesoptâmia. Chegada à Europa há 15 mil anos. Actualmente representa de 10% a 15% da população da Grã-Bretanha, Península Ibérica, França, Itália, atingindo os 20% a nordeste deste país.
Via Paterna: Com origem há 30-25 mil anos, na Ásia Central ou na região norte da Índia, com forte presença deste grupo nas castas indianas de alto e médio estatuto. Actualmente presente em 90% de indivíduos pertencentes a este grupo estão na Índia. Surgem ainda no SriLanka e no Cáucaso. É raro nos europeus, e practicamente ausente nos povos africanos ou nativo-americanos.
- Pedro Granger, actor
"Neto de espanhóis e franceses, considero-me muito europeu".
Ancestralidade
Via Materna: Origem no Médio Oriente, há 30 mil anos. Chegada à europa há 28 mil anos, atingindo o Oeste europeu há cerca de 20 mil. Actualmente muito comum na população europeia, atingindo os 50% em Espanha, Portugal, Itália e França.
Via Paterna: Origem na Ásia Central, há cerca de 35-30 mil anos. Chegada à Europa através das costas do mar Negro e do mar Báltico. Actualmente é o grupo mais comum na Europa Ocidental. Predomina na costa atlântica, podendo atingir os 90% da população do Oeste de França, Norte de Espanha e da Irlanda.
Fonte: Revista Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores