sábado, 4 de julho de 2009

Azinheira - A árvore da resistência

As azinheiras (Quercus ilex), também conhecidas como Carvalho, são árvores que chegam a medir até 10 metros, da família das fagáceas, de folhas discolores, ligeiramente espinhosas nos espécimes adultos, flores masculinas em amentos, as femininas em panículas, e frutos ovóides, revestidos, em parte, por escamas.
Nativas da região Mediterrânica da Europa e Norte da África, a sua madeira é dura e resistente à putrefação, sendo largamente utilizada, desde a antiguidade até os dias actuais na construcção (vigas e pilares), no fabrico de ferramentas, embarcações e barris para envelhecimento de vinhos. Ainda hoje, a sua madeira também é utilizada como lenha e no fabrico de carvão, que continua sendo importante fonte de combustível doméstico em muitas regiões Ibéricas.
Actualmente em Portugal (no Alentejo) e em Espanha,(na Extremadura) cultivam-se nomeadamente pelos seus frutos, as bolotas, que servem de alimento ao porco de montado (porco preto) para a produção do famoso "Jamón Serrano" (presunto). Além disso também servem como alimento para o homem, e comem-se torradas ou em forma de farinha, e pode-se fazer licor, que é a tipica bebida extremenha espanhola, conhecida mesmo como "O beijo extremenho". Os frutos também apresentam propriedades desinfectantes e, fervidos, são popularmente utilizados no tratamento de pequenas infecções.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores